Conclusão da oficina de graffiti no Mário Meneguini

Esquerda para direita: aprendizes ao lado de Lidia Lopes Silva e Sara Beltrame Hamamoto da Secretaria de Desenvolvimento Social de Caieiras, Bonga Mac e Tamires Santana.
Experimentar a arte urbana para o estímulo do desenvolvimento pessoal e como recurso para novos saberes foi a proposta desenvolvida na oficina de graffiti, ministrada pelo arte educador Bonga Mac. 

A ação foi realizada entre os dias 13 e 17 de dezembro de 2015 devido uma parceria entre o Secretaria de Desenvolvimento Social do município de Caieiras, o Núcleo de Capacitação Profissional Mário Meneguini e Thesis Organização & Metodologia.

Conteúdos sobre a cultura urbana, a cultura do graffiti, técnica de spray, a importância dos blackbooks para o segmento, entre outros assuntos, foram abordados nos encontros, possibilitando aos aprendizes uma visão mais ampla sobre os espaços urbanos e algumas das linguagens que os cercam.

Da esquerda para direita: Bonga e Wagner A. A. Pereira da empresa
Thesis Organização & Metodologia.
Divididos em grupos, os aprendizes demonstraram na prática o conteúdo aprendido. Como resultado, realizaram a concepção de um painel coletivo, cada qual propondo um tema diferente.
O primeiro tema expôs seu ponto de vista a cerca do combate ao racismo, na obra intitulada "Diga não ao Racismo". Os personagens foram reproduzidos sem rostos para demostrar que, apesar das diferentes etnias existentes, somo todos um, colocando em destaque a questão humana. 

Já a segunda intervenção teve como enfoque a preservação do meio ambiente. Segundo o grupo, a ideia se baseou devido a diminuição considerável da fauna e da flora na cidade de Caieiras e região, devido a especulação imobiliária e o crescimento industrial, consequentemente, afetando a qualidade de vida. Como entendimento, inseriram como elemento primordial para a preservação da natureza a nova geração.

Na ocasião, Sara Beltrame Hamamoto, presidente do Fundo Social de Solidariedade do município de Caieiras e também primeira dama, esteve presente, a qual parabenizou os participantes pelo trabalho realizado e destacou a importância de iniciativas que levem a arte para o aprimoramento da educação e da cultura.


Clique aqui e confira mais fotos do processo.














¹Foto: Mário Meneguini